A Revista Temporis[ação] divulga a publicação de:
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE CAMPOS LINDOS (TO): UM OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO EM RELAÇÃO AO CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO
por Rosalia de Sousa Lima COSTA & Vinicius Gomes de AGUIAR.
O artigo enfatiza uma discussão com vistas à compreensão das dificuldades que levam alunos trabalhadores que frequentam as escolas públicas da cidade, a tomar a decisão de abandonar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para desenvolver atividades voltadas ao agronegócio de Campos Lindos (TO). O texto traz uma abordagem sobre os problemas existentes no cenário educacional, evidenciando que a infraestrutura pouco adequada das escolas públicas no município, bem como o planejamento da educação em Campos Lindos sem considerar a condição social dos estudantes, em especial dos jovens e adultos, o que não permite que se obtenha bons resultados, tanto para professores, quanto para estudantes. Alguns elementos de representação deste contexto estão nos baixos indicadores sociais, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), destacando na análise que os jovens e adultos que abandonam a EJA podem cooperar para a melhoria desses indicadores. A pesquisa é de abordagem quanti-qualitativa, com análise documental, entrevista semiestruturada como instrumento de geração de dados e o uso da cartografia temática. O suporte teórico estrutura-se, sobretudo, a partir de Minayo (2009), Sá-Silva, Almeida e Guindane (2009), Severino (2007), Martinelli (2009), Jolly (2004), Santos (2019), Prearo, Maraccini e Romeiro (2014,), Jannuzzi (2002), Bourdieu (2007), Freire (2007), Romanelli (1986), Haddad (2017), Haddad e Di Pierro (2000). Os dados revelaram que a educação tem participação significativa para que os indicadores sociais continuem com resultados baixos.
Confira o texto completo em: https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/11074